
Para sustentar a operação de frota inédita, o Governo de Goiás entregou na última semana o Eletroposto Oeste, o maior terminal de recarga de ônibus elétricos do Brasil em potência de carga. “Com 23 carregadores de 240 kW, capacidade para recarregar até 46 ônibus simultaneamente e potência total de 6 MVA, o eletroposto foi dimensionado para garantir alta disponibilidade operacional e eficiência energética. A estrutura foi projetada para sustentar a recarga simultânea de grandes frotas, com robustez elétrica, inteligência de gestão e previsibilidade para a operação do transporte público”, afirma Ciro Lima, CMO da Nansen.
A infraestrutura foi fornecida pela Nansen, líder nacional em tecnologia aplicada a smart grids e recarga de grandes frotas, reforçando o papel da indústria brasileira na transição energética do transporte público. O eletroposto integra o sistema BRT e foi concebido para garantir a operação plena da frota sustentável planejada para o corredor Leste–Oeste.
O terminal abriga ainda o primeiro Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) móvel utilizado comercialmente no transporte público brasileiro. Com 50 kWh de capacidade e 60 kW de potência, o sistema garante estabilidade energética em situações de pico, emergência ou necessidade de redundância, permitindo testes avançados de recarga inteligente, integração com geração fotovoltaica e gestão eficiente da energia. “O que estamos entregando não é apenas uma obra. É um modelo de cidade e de transporte público para o Brasil. Um compromisso com as próximas gerações e com um futuro mais sustentável”, reforça Caiado.
Transição energética com escala e planejamento
Além da eletrificação, o projeto avança na adoção de combustíveis de baixa emissão, com a implantação definitiva de um posto de biometano até março de 2026. Produzido a partir de resíduos orgânicos, o combustível reduz emissões, fortalece a economia circular e cria novas oportunidades de desenvolvimento regional. O governo de Goiás também articula parcerias para a instalação de uma fábrica de biometano em Guapó (GO). A iniciativa integra uma estratégia mais ampla de incentivo aos combustíveis renováveis e posiciona o estado como protagonista da transição energética aplicada ao transporte coletivo no Brasil.protagonistas da transformação global da mobilidade urbana sustentável.